O que é o “teste do pezinho”?

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/08/2013

RESUMO

A triagem neonatal é um exame laboratorial que detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. O exame ficou conhecido como “TESTE DO PEZINHO” devido a maneira como é realizado; esta expressão ‘teste do pezinho’ só existe aqui no Brasil.
Existe triagem neonatal para diversas doenças. No sistema público de saúde brasileiro rastreia-se para fenilcetonúria (PKU), hipotireoidismo congênito (HC), anemia falciforme e outras hemoglobinopatias e somente MG, PR, SC e RS rastreiam recém-nascidos para fibrose cística. No sistema privado de saúde (planos de saúde, particular) existe a possibilidade de realizar o teste do pezinho para rastrear mais de 30 doenças, como: hiperplasia adrenal congênita, toxoplasmose/sífilis/rubéola congênita, galactosemia, citomegalovirose, etc.
Qual o objetivo do teste do pezinho? É diagnosticar precocemente doenças, prevenindo através de tratamento adequado, o retardo mental e outras complicações.
Qual a idade ideal de coleta do teste do pezinho? Segundo recomendação do Ministério da Saúde é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido.
Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Mas, NENHUMA Unidade de Saúde pode se negar a coletar o teste depois de 30 dias, pois é um DIREITO do bebê. Se ele tiver uma das doenças vai se BENEFICIAR do tratamento, embora tardio. Coleta tardia sempre deve ser vista em caráter de exceção. A regra é coletar no período ideal e trabalhar para que isso se divulgue entre os profissionais da atenção básica em saúde.

ASSUNTO(S)

triagem neonatal recém-nascido

Documentos Relacionados