O projeto de atendimento ao desenvolvimento da aprendizagem ADA na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. O que sua história nos conta?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/07/2012

RESUMO

Este trabalho consiste em uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de organização e de funcionamento do projeto ADA (Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem), no período de 2007 a 2010, na rede municipal de ensino de Uberlândia. Nossa intenção foi conhecer os resultados e impactos do referido projeto no processo pedagógico das escolas. Para tanto nos apoiamos na abordagem qualitativa de pesquisa na qual, visando alcançar os objetivos e a problematização, utilizamos para a coleta de dados a análise documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e o grupo focal em duas unidades escolares; sendo uma do 1 ao 5 ano e a outra de 1 ao 9 ano do ensino fundamental. Para as análises organizamos eixos temáticos que perpassaram por verificar a relação entre os objetivos propostos e as ações desenvolvidas pelo projeto ADA; o conhecimento dos avanços e limitações do projeto ADA e ainda os fatores determinantes para o término do mesmo nas escolas. Verificamos que o projeto ADA se fundamentou na perspectiva psicopedagógica que compreende o surgimento da dificuldade de aprendizagem como parte do processo de aprendizagem. Assim, o projeto ADA surgiu como uma medida reparadora advinda dos prejuízos causados pelo sistema educacional excludente, que possui elementos ideológicos que paradoxalmente dificultam a realização de uma educação de qualidade para todos. A investigação explicitou indícios de que a criação e desenvolvimento do projeto contribuíram com o diferencial no atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. A indicação é de que as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos e que seus resultados contribuíram para a aprendizagem dos alunos atendidos. Constatamos ainda que a implantação do projeto ADA impactou o interior das escolas positivamente e proporcionou aos professores benefícios para sua prática pedagógica. Porém foram evidenciados alguns fatores limitadores, os quais foram utilizados pela SME de forma superficial e equivocada para o término do projeto.

ASSUNTO(S)

dificuldades projeto ada psicopedagogia educacao aprendizagem capacidade de aprendizagem learning difficulties project ada psycho-pedagogic

Documentos Relacionados