O professor curioso: Indícios de atitudes investigativas na formação de professores de matemática / Curious teacher: Clues about the investigative attitudes in teacher education.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho abordou a pesquisa do professor sobre temas ligados à sua prática docente, aliada a processos de formação continuada. O objetivo foi analisar o processo inicial de questionamento do professor em formação e a ocorrência das primeiras sistematizações dos objetos de sua prática. Para desenvolver esta proposta foram empregados referencias teóricos sobre a formação de professores incluindo aqueles que configuram investigação de professores como um princípio norteador da formação. A curiosidade é outro referencial e foi primeiramente analisada segundo seus diversos sentidos e segundo várias perspectivas e, em seguida, estabeleceu-se uma ligação da curiosidade com a ideia da investigação do professor e seu processo de conhecimento. Nosso interesse foi saber como uma curiosidade inicial ou espontânea do professor em formação pode se tornar sistemática e rigorosa, ou seja, curiosidade epistemológica. O professor é considerado como alguém que produz conhecimento e pode desenvolver uma investigação sistemática sobre sua prática docente. Este trabalho é resultado de estudo de caso desenvolvido em uma disciplina de Fundamentos Metodológicos de Ciências e Matemática de curso de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática. Por meio de uma metodologia interpretativa, no qual a pesquisadora realizou uma observação participativa, foram analisadas as atividades desenvolvidas na disciplina por dez professores de Matemática, além de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados produziram a caracterização do desenvolvimento da reflexão dos mestrandos e da manifestação de atitudes investigativas sobre questões da própria prática. Os resultados indicam que a proposta da disciplina auxiliou na participação dos mestrandos em falar e escrever sobre a própria prática docente. Os depoimentos dos mestrandos evidenciaram que eles procuram problematizar suas próprias experiências docentes, mas ao mesmo tempo, têm dificuldades com os estudos sobre Educação e Educação Matemática. Foi possível observar nexos e elementos que indicam que os mestrandos estiveram, num movimento direcionado para ultrapassar uma curiosidade inicial. Novas ideias e questionamentos sobre a prática docente surgiram segundo as experiências efetivas dos mestrandos como professores.

ASSUNTO(S)

curiosidade curiosity formação de professores investigação docente matemática mathematics teacher education teachers research

Documentos Relacionados