O processo de lifestreaming em serviços da Web 2.0 no contexto da pós-modernidade: um estudo no agregador friendfeed

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente pesquisa analisa a interação e expressão do sujeito pós-moderno no processo de lifestreaming. Ocorre na pós-modernidade um descentramento da noção de identidade do sujeito (HALL, 2000). Neste período os radicalismos dão lugar à multiplicidade de papéis e interesses. Com a sociedade em rede e o desenvolvimento da internet, a informação passa a ser compartilhada livremente (CASTELLS, 1999a). Com a Web 2.0 a participação social, bem como os meios de expressão, aumenta em número e complexidade. Nesta nova fase, observa-se um crescimento acelerado de serviços de redes sociais no ciberespaço. Em muitos casos, pessoas tendem a participar de muitos deles, passando a experimentar uma dispersão pessoal na web. Além disso, atualmente os interagentes na internet estão em constante contato com informações variadas e excessivas. O lifestreaming surge como uma dinâmica típica deste contexto. Nesse processo o sujeito compartilha ações pessoais na web a uma rede de contatos, periodicamente. Estas ações referem-se a interações em diferentes serviços de redes sociais como conversações, postagens de fotos, entre outros. No lifestreaming forma-se um espaço em que a expressão do sujeito refere-se às suas próprias ações pessoais. Neste trabalho analisa-se as formas de uso de um agregador lifestreaming, o friendfeed de 20 pessoas entrevistadas. A partir disso percebe-se principalmente a multiplicidade do sujeito nesse processo, influenciando fatores como a representação do eu social e o compartilhamento de informações. Com o lifestreaming não ocorre uma centralização das atividades das pessoas na web. Os ambientes de lifestreaming não substituem todos os outros, mas são utilizados como mais um espaço de interação (não necessariamente conversação) no ciberespaço. O sujeito que interage na web é múltiplo e fragmentado, assim seus interesses não poderiam ser resumidos em um único formato interativo, em uma única rede de contatos. O lifestreaming não acaba com a dispersão na web, ou com a incoerência do sujeito pós-moderno. Tão pouco estabelece isso como objetivo.

ASSUNTO(S)

internet 2 redes sociais ciberespaço interação mediada por computador

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