O Primo Basilio : uma analise da intertextualidade musical no romance queiroziano

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho se propõe a analisar a questão da intertextualidade musical (especialmente operística) na ficção queiroziana, presente principalmente em O Primo Basílio. Mediante a consideração dos diversos intertextos musicais inseridos ao longo do romance, procurar-se-á demonstrar que a música possui funções literárias definidas no enredo, tais como a produção de efeito irônico através da citação de óperas burlescas, bem como a função específica do presságio, tanto para o enredo quanto num plano menor, no destino das personagens. Atentou-se por fim, e de forma especial, para o intertexto operístico Fausto, de Gounod. Semelhante escolha se encontrou baseada no fato de que essa composição musical é a mais recorrente de todo o romance, além de comparecer integrada às ações descritas ao longo do enredo nos seus momentos cruciais

ASSUNTO(S)

intertextualidade ficção portuguesa - historia e critica

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