O prazer estético e as flores: dispositivos cognitivos e semiótica evolutiva

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/10/2012

RESUMO

Esta dissertação discute a relação existente entre o domínio da Comunicação e do Design, a partir de conceitos da biossemiótica e de pesquisas sobre a experiência estética. Estudos sobre a comunicação entre seres vivos, como na Etologia, Biossemiótica e Biomimética (ver Bispo, 2004 e Vieira, 2007; ver ainda Benyus, 1997) sugerem que a experiência estética, como concebida pela Umwelt humana (Kull, 2001), é uma estratégia adaptativa que os sistemas vivos utilizam na busca de sua permanência. Esta hipótese é coerente com a proposta de que o conceito de Comunicação, assim como a experiência estética, possui uma raiz objetiva. Neste contexto essa última implica uma forma de organização objetiva eficiente. A comunicação entre sistemas vivos permite que a interação comunicacional entre os mesmos modele tais sistemas tornando‐os aptos a sobrevivência, por meio da produção de morfogênese, entre outros aspectos. Como estudo de caso, escolhemos como objeto o mecanismo de comunicação entre flores e insetos, mostrando como isto leva à evolução e adaptação de tais sistemas (Souza, 1994). Sendo as flores os órgãos reprodutivos das plantas, criadas evolutivamente para auxiliar na reprodução por meio da sedução dos insetos polinizadores, porque nós, seres humanos, também nos sentimos atraídos por elas, mesmo dotados de uma percepção e Umwelt diferenciados daqueles dos pássaros, insetos e outros animais? Alegamos que a experiência estética com flores opera no observador uma resposta biológica ao disparo de certos dispositivos cognitivos que adquirimos ao longo de nossa história evolutiva, e a sensação de prazer experimentada estaria associada a sistemas de gratificação e recompensa no cérebro, apontando para qualidades objetivas da flor. Desta forma, estamos propondo a existência de uma semiótica capaz de organizar os processos naturais, além de um complexo sistema de comunicação que permeia todos os seres vivos. No fim, ao desvendarmos a estratégia estética das flores, descobrimos também uma nova forma de criar e lidar com o design em todas as suas formas e manifestações

ASSUNTO(S)

comunicacao comunicação experiência estética biomimética design communication aesthetic experience biomimicry and design

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