O Pirralho: barulho e irreverência na Belle Époque Paulistana / O Pirralho: noise and inrreverence in Belle Époque in São Paulo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/03/2011

RESUMO

Este trabalho constitui-se em uma análise dO Pirralho, publicação fundada e dirigida por Oswald de Andrade, que circulou na cidade de São Paulo entre os anos de 1911 e 1918. O objetivo foi descrever e examinar o modo como é retratada, nas páginas dO Pirralho, a pulsante vida social e cultural da cidade que se desenvolvia cada vez mais aceleradamente. A partir daí, buscou-se evidências que demonstrassem a estética presente na organização e apresentação do material publicado (colunismo social, crônicas, colunas, ilustrações etc.). O procedimento empregado para realizar a coleta de dados foi o fichamento sistemático de todos os 248 números do periódico, com ênfase nos elementos que expressavam o caráter inovador e moderno da revista, bem como aqueles que permitiram identificar suas principais características, além de destacar a contribuição de alguns de seus colaboradores. A principal conclusão desta pesquisa é a de que O Pirralho foi um importante veículo das transformações ocorridas no cenário cultural do Brasil nas primeiras décadas do século XX.

ASSUNTO(S)

aesthetic of the modernity estética da modernidade humor humour periodismo são paulo (1910-1920) pre-modernism pré-modernismo são paulos periodicals (1910-1920)

Documentos Relacionados