O Piano Complementar e a Interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do bacharelado e da licenciatura
AUTOR(ES)
Maria Inez Lucas Machado
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O estudo estabelece fundamentos para uma abordagem interdisciplinar do Piano Complementar que possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no Bacharelado e na Licenciatura. São discutidos e contextualizados temas como o ensino e o desenvolvimento musical, os percursos de aprendizagem que precedem a Graduação em Música, a integração pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação. Da mesma forma, são tratadas as concepções de alguns pensadores a respeito do fazer artístico, correlacionando-as diretamente com a prática e com a reflexão sobre a música e o ensino musical. A observação ativa do desempenho discente e o estudo sobre opiniões e dados colhidos junto a alunos da Escola de Música da UFMG e professores, provenientes de outras duas instituições de ensino superior de música, trouxeram subsídios para as considerações e propostas pedagógicas apresentadas.
ASSUNTO(S)
piano instrução e ensino. musica teses. abordagem interdisciplinar do conhecimento piano.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNNFGDocumentos Relacionados
- O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade
- Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade
- A formação continuada de professores na dimensão da interdisciplinaridade: análise de uma experiência na pré-escola
- Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço
- Interdisciplinaridade: questões conceituais e aplicadas