"O passado está prenhe do futuro" : a escrita da história no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (1920-30)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação trata da construção do conceito de história do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Para isto, desenvolveu-se uma análise do perfil dos homens que fundaram esta Instituição em 1920, em Porto Alegre/RS, inspirada em sua congênere nacional, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Inicialmente, apresenta-se uma breve análise acerca das trajetórias profissionais e das experiências ligadas às letras vividas pelos fundadores da entidade. A segunda parte do texto ocupa-se da constituição do conceito de história apropriado pelo Instituto; para isso, fez-se uma análise dos textos publicados na Revista do IHGRGS. Sabe-se então que o discurso historiográfico estruturado é o resultado da simbiose entre o conceito de história antigo, marcado principalmente pelo princípio da Historia magistra vitae, e o conceito moderno de história que se preocupa em garantir a produção de um saber científico e positivo, objetivo último do Instituto.

ASSUNTO(S)

instituto historico e geografico do rio grande do sul. historiography escrita da história memória cultural historical writing historiografia historia magistra vitae discurso histórico rio grande do sul historical geographical institute

Documentos Relacionados