O Paradoxo do ator-marionete : diálogos com a prática contemporânea
AUTOR(ES)
Gláucia Grigolo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Este texto busca refletir sobre as implicações do conceito de ator-marionete, partindo do pressuposto que este constitui um paradoxo, pois a função ator remete a uma autonomia, enquanto que a marionete subentende a manipulação por outro que esteja fora de seu corpo. A estrutura do texto está dividida em três capítulos que fazem diálogos com práticas artísticas contemporâneas. O Capítulo Primeiro trata da explicitação dos termos e conceitos relacionados com o paradoxo do ator-marionete e dialoga com a experiência prática do grupo Cena 11 Cia.de Dança, de Florianópolis, SC, que utiliza a idéia de corpo-remoto-controlado para sua pesquisa com bailarinos. O Capítulo Segundo contempla as idéias de alguns importantes diretores e autores que buscaram, no século XX, ajustar a atuação dos atores ao modelo de perfeição das marionetes e dos manequins. Figuram nesse contexto nomes como Henrich Von Kleist, Edward Gordon Craig, Vsevolod Meyerhold, Tadeusz Kantor, entre outros. A prática contemporânea comentada nesse capítulo é resultante de uma oficina ministrada por Leszek Madzik, diretor polonês atuante no mundo todo. Por fim, o Capítulo Terceiro trata de um olhar sobre a proposta artística do grupo argentino El Periférico de Objetos, sua concepção estética, a relação com os atores e com os objetos. O ator-marionete deve compreender que seu lugar na estrutura do espetáculo é de um componente dentro do mecanismo que dá vida à encenação.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839Documentos Relacionados
- O paradoxo criador-criatura : o ator em treinamento
- A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin
- O Corpo, a Imagem em Movimento e a Marionete: a cena contemporânea oriunda de formas [in]animadas
- O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
- Fronteiras entre o ator e a arte marcial : a prática do Kildo Self Defense como treinamento para atores