O Papel da cooperação internacional no desenvolvimento científico brasileiro : o caso do acordo entre o Brasil e a Organização Européia para a Pesquisa Nuclerar (CERN)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho analisa o papel da cooperação internacional no processo de desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, tendo como base a cooperação entre o Brasil e a Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN). Analisa a agenda internacional nas estratégias nacionais de desenvolvimento em C&T desde os anos 1970. Propõe uma visão estratégica de um ciclo que envolve intercâmbio e colaborações científicas internacionais como etapas iniciais que levam à Cooperação Internacional (CI), esta última verdadeiramente capaz de gerar desenvolvimento científico. O estudo de caso sobre a participação de cientistas brasileiros no CERN mostra que a CI só gera desenvolvimento científico se contar com a participação do Estado para garantir investimentos e apoio institucional aos cientistas brasileiros no longo prazo. Assim a CI torna-se elemento indispensável para a elaboração e execução de políticas públicas que vislumbrem o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

ASSUNTO(S)

física de altas energias desenvolvimento em c&t políticas públicas em c&t nuclear (cern) cooperação internacional em c&t organização européia para pesquisa engenharias

Documentos Relacionados