O paciente oncológico com mucosite oral: desafios para o cuidado de enfermagem
AUTOR(ES)
Araújo, Sarah Nilkece Mesquita, Luz, Maria Helena Barros Araújo, Silva, Grazielle Roberta Freitas da, Andrade, Elaine Maria Leite Rangel, Nunes, Lívio César Cunha, Moura, Renata Oliveira
FONTE
Rev. Latino-Am. Enfermagem
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-04
RESUMO
OBJETIVO: analisar o cuidado de enfermagem ao paciente oncológico com mucosite oral, pautado no Processo de Enfermagem (PE). MÉTODO: estudo exploratório descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 213 pacientes submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia em dois serviços de oncologia, um filantrópico e outro privado. RESULTADOS: os sujeitos eram majoritariamente do sexo feminino, com média de idade de 45,8 anos, possuíam até 11 anos de estudo e renda básica de até um salário mínimo. As formas graves de mucosite detectadas relacionaram-se à quimiorradiação. Somente 25,3% dos pacientes relevaram ter recebido orientações de enfermeiros durante o tratamento e sem, conforme concepção dos pacientes, diferença significativa na qualidade da assistência de enfermagem entre serviços públicos e privados. As principais necessidades humanas básicas afetadas nos pacientes relacionaram-se aos componentes conforto, alimentação e higiene. A partir disso, delimitou-se um PE elencando diagnósticos, intervenções e resultados esperados, a fim de se estabelecer um padrão ideal, porém individualizante, de assistência de enfermagem a estes pacientes. CONCLUSÃO: conhecer a afecção mucosite oral é precípuo para formulação de uma assistência de enfermagem que vislumbre a prevenção, a partir da instituição de um plano de cuidados orais.
ASSUNTO(S)
estomatite enfermagem oncologia
Documentos Relacionados
- História oral: desafios para o século XXI
- Percepções do paciente oncológico sobre o cuidado
- O laser de baixa intensidade consegue cicatrizar mucosite oral, em paciente oncológico, de forma mais rápida e eficiente do que o tempo normal?
- O cuidado do paciente oncológico com dor crônica na ótica do enfermeiro
- Laser terapia no controle da mucosite oral: um estudo de metanálise