O objeto artistico hibrido : uma poetica de arqueologia visual
AUTOR(ES)
Fernando Gomez Alvarez
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002
RESUMO
Esta pesquisa visa a se aprofundar em algumas das causas que incidem na tendência à retomada do objeto híbrido no campo das artes plásticas contemporâneas. Investigam-se a mistura de diferentes modelos e técnicas de representação culturalmente condicionados e os mecanismos psicossociais de adaptação do indivíduo às mudanças ocasionadas, no meio ambiente, pelas tecnologias ntropocêntricas. No atual contexto de crescente ínterdisciplinariedade, e devido ao acúmulo de informações disponíveis, decidiu-se delimitar o objeto de estudo àquelas regiões limítrofes das ciências humanas, que possibilitam um enfoque complementar. É o caso da antropologia, da etnografia, da história da arte e da psicologia. A pesquisa teve como alicerce teórico o estruturalismo antropológico (em especial o conceito de bricolagem), para o qual as outras disciplinas mencionadas convergiram como ramos. Essa opção trouxe duas conseqüências: primeiro, uma base teórica abrangente o suficiente para mapear o processo de retomada do objeto híbrido nas artes plásticas; segundo, uma objetivação desse perscrutar teórico na forma operacional das artes, numa poética plástica híbrida, que mescla o estudo das raízes ameríndias brasileiras e a tradição plástica ocidental
ASSUNTO(S)
artes plasticas arte e antropologia objeto (estetica) arte - historia
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000260331Documentos Relacionados
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