O microcrédito como política pública de emprego e renda e o trabalho para mulheres no mercvado de trabalho informal em Fortaleza. / Microcredit as a public policy of employment and income and employment for women in informal work mercvado in Fortaleza.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/06/2007

RESUMO

O objetivo geral dessa investigação foi analisar o microcrédito enquanto política pública de geração de emprego e renda no Brasil e suas articulações com as relações de gênero no mercado informal em Fortaleza. Pretendeu-se ainda: verificar a efetividade da política de microcrédito enquanto uma política de emprego e renda em âmbito nacional e como proposta para solucionar a questão do desemprego; investigar se a política de microcrédito fortalece a igualdade nas relações de gênero ou se ela aumenta as desigualdades nas referidas relações e por último encontrar as singularidades que permeiam as atividades profissionais das trabalhadoras autônomas. A investigação foi de natureza qualitativa e os interlocutores foram 6 (seis) microempreendedores de Programas Públicos de Microcrédito na cidade de Fortaleza, sendo 3 (três) mulheres e 3 (três) homens. Realizamos com esse estudo uma análise da relação entre o fenômeno do desemprego, a precarização, e a desregulamentação do mundo trabalho, bem como suas interrelações com a questão de gênero, refletindo sobre essas problemáticas que vêm ocorrendo em nível mundial e ensejam a busca por novos mecanismos de sobrevivência, especialmente em nosso município. Destacam-se as acepções em torno das mudanças nos papéis familiares e profissionais com a entrada da mulher no mercado de trabalho, e, especificamente, nos programas de microcrédito, sobretudo a sua inserção no setor informal, que se torna crescente e significativa. Para a consecução do trabalho, desenvolvemos pesquisa bibliográfica sobre as temáticas citadas, discutindo com diversos/as autores/as de referência. Finalmente, assumir gênero como categoria de análise nessa investigação, permite enxergar que ela atinge de maneira diferente e desigual a vida de mulheres e homens. Esse debate pode contribuir para a reflexão das formas de intervenção na questão social, promovendo a análise das políticas públicas de combate à pobreza e ao desemprego, pois não podemos deixar de reconhecer a feminização do mundo do trabalho como elemento constituinte do fenômeno.

ASSUNTO(S)

gênero feminização do trabalho políticas públicas e microcrédito ciencias sociais aplicadas gender feminization of the works world public policy e microcredit

Documentos Relacionados