O Marginal no Cinema Brasileiro Contemporâneo: A Representação dos Matadores nos Filmes O Invasor e O Homem do Ano / The Marginal in the Contemporary Brazilian Cinema: The representation of the Killers from the movies The Transpasser and The Man of the Year

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente trabalho analisa dois filmes recentes do cinema contemporâneo brasileiro (O Invasor e O Homem do Ano) sob os prismas da marginalidade e da violência e sua relação com a sociedade brasileira atual. Num primeiro momento, será buscado o conceito de marginalidade válido para este projeto, tendo em vista sua evolução no decorrer do século XX. Assim, autores que vislumbraram o tema à luz dos anos 1960 e 1970, quando a questão do marginal estava em efervescência na América Latina, dialogam com outros que a abordam na atualidade, sendo o desemprego e as formas precárias de trabalho fontes de marginalidade e exclusão social, esta sua radicalização. Aqui, pela escolha dos personagens retratados, em ambos, matadores de aluguel, há uma aproximação com estudos de sociologia e antropologia ligados à figura do matador pistoleiros (César Barreira) e justiceiros (José Fernando da Silva) , o que ajuda a enriquecer o estudo da temática nos filmes. Cada longa-metragem selecionado recebe um capítulo específico para análise em que as características próprias de cada um são ressaltadas e interpretadas. Foram eles escolhidos por destacarem como protagonistas dois personagens marginais (Anísio e Máiquel) que se envolvem com o crime para romper com sua condição. São matadores, habitam a periferia de grandes cidades e passam, em certo momento, a atuar junto ao centro sócio-econômico. Em seguida, um capítulo em que as diferenças estéticas e éticas de cada um são destacadas, a fim de compor um panorama de diferenciação e similaridades no tratamento do tema. Dentro da análise semiótica, especialmente a de Eric Landowski, e apoiada na teoria do cinema, é traçado o percurso de sentido visando mostrar a relação do marginal com o mundo integrado e como esse conflito se resolve nos âmbitos da narrativa ficcional cinematográfica. A descrição de linguagens e de articulações que geram um sentido auxiliará na busca por respostas quanto à representação do marginal-matador e da violência. Sem esquecer que as conclusões são referentes ao filmes analisados, mas que, de certa forma, refletem um contexto social e do cinema nacional como um todo.

ASSUNTO(S)

cinema interpretacao cinematografica matador marginality significação cinema violence violência killer representação personagens no cinema significance marginalidade representation cinema brasileiro

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