O jogar e o funcionamento cognitivo do sujeito surdo / The play and cognitive functioning of deaf subject

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2011

RESUMO

A pesquisa apresentada neste trabalho de tese sedimentou-se em trÃs grandes campos de estudo: os processos mediacionais e cognitivos envolvidos nas situaÃÃes de ensino e aprendizagem, os jogos enquanto atividade lÃdica e a surdez. Partindo desse entrelaÃamento foi que se procurou investigar como se daria o funcionamento cognitivo de surdos quando esses construÃam conhecimento mediado por jogos de aprendizagem. Objetivou-se, assim, compreender o funcionamento cognitivo de sujeitos surdos quando em situaÃÃo de ensino e aprendizagem eram auxiliados por jogos. Para tanto, analisaram-se as produÃÃes linguÃsticas de surdos em interaÃÃo, decorrentes de processos de ensino e aprendizagem facilitados por jogos; descreveu-se a gÃnese dos processos de construÃÃo de conhecimento levando em consideraÃÃo sua constante pragmÃtica (senso-motora) e formal (conceitual) e; formulou-se uma sÃntese explicativa da formaÃÃo de sentidos surgidos mediante processos de ensino e aprendizagem facilitados por jogos. A pesquisa foi realizada com alunos surdos do Instituto Cearense de EducaÃÃo de Surdos e do Centro de CapacitaÃÃo de Profissionais da EducaÃÃo e Atendimento Ãs Pessoas com Surdez, ambos sediados na cidade de Fortaleza-CE. Durante parte dos anos de 2009 e 2010, foram filmadas atividades de aprendizagem mediada por jogos a fim de constituir o corpus para posterior anÃlise. A analÃtica seguiu o modelo microgenÃtico proposto por Heinz Werner e Lev Vygotski. Escolheram-se cinco episÃdios que seriam mais elucidativos e consoantes com a pergunta de partida para efetivaÃÃo do estudo. Verificou-se que o pensamento imaginativo, o intercÃmbio de informaÃÃes, compartilhamento de sentidos foram decisivamente influenciados pela experiÃncia corporal dos sujeitos. No que diz respeito ao campo do pensamento lÃgico e matemÃtico, observou-se que a experiÃncia mental foi um importante recurso utilizados pelos alunos surdos nas estratÃgias de soluÃÃo de problemas. Os achados indicaram que o curso do funcionamento cognitivo dos sujeitos foi decisivamente comprometido pelo conjunto de experiÃncias corporais oriundo de suas interaÃÃes cotidianas licenciadas pelo uso das lÃnguas de sinais.

ASSUNTO(S)

educacao jogos aprendizagem mediada surdez cogniÃÃo games mediated learning deafness cognition deficientes auditivos - educaÃÃo educaÃÃo inclusiva educaÃÃo especial â estudo e ensino surdos â educaÃÃo deficientes auditivos â educaÃÃo

Documentos Relacionados