O índice de performance miocárdica do ventrículo direito na avaliação da pressão pulmonar de pacientes com esquistossomose mansônica hepatoesplênica

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Na esquistossomose hepatoesplênica a prevalência de hipertensão arterial pulmonar (HAP) atinge de 20 a 30% dos pacientes. O índice de performance miocárdica do ventrículo direito (IPM-VD) apresenta metodologia de fácil execução ao Dopplerecocardiograma (DEC), mostrando correlação com a pressão pulmonar aferida pelo cateterismo em várias doenças, mas não ainda na esquistossomose. Dessa forma, o objetivo do estudo foi avaliar a correlação entre a pressão em artéria pulmonar (estimada pelo gradiente de pressão no pico sistólico da regurgitação tricúspide - GRAD TRIC) e a função do ventrículo direito (traduzida pelo IPM-VD), em pacientes com esquistossomose. Para isso, foram estudados 83 pacientes acompanhados no Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias /Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/ Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), distribuídos em dois grupos: Grupo 1: 44 pacientes com esquistossomose hepatoesplênica, com sinais de fibrose periportal à ultra-sonografia de abdome; Grupo 2: 39 pacientes com esquistossomose hepatointestinal, sem sinais de fibrose periportal à ultrasonografia de abdome. Todos foram submetidos ao DEC, sendo obtidos: IPM-VD, o tempo de aceleração na via de saída do ventrículo direito (TAC) e, quando possível, o GRAD TRIC. HAP foi diagnosticada em 12 (27%) dos 44 pacientes do Grupo 1, mas em nenhum paciente do Grupo 2. Para análise estatística, utilizaram-se as correlações de Spearman ou de Pearson, de acordo com a distribuição de normalidade, considerando como significativo µ = 0,05. Foi construída a curva ROC objetivando a determinação do melhor ponto de corte de valores de IPM-VD que predissesse GRAD TRIC maior que 30 mmHg (sugestivo de HAP). Pôde-se observar significativa correlação entre as variáveis avaliadas, quando analisado o Grupo 1: IPM-VD x GRAD TRIC (r = 0,587; p <0,0001) e IPM-VD x TAC (r = -0,52; p = 0,001). Por outro lado, não foram encontrados valores significativos no Grupo 2. Pela análise da curva ROC pôde-se predizer, com sensibilidade de 82% e especificidade de 81%, que indivíduos com IPM-VD >0,29 apresentam GRAD TRIC >30 mmHg. Dessa forma, conclui-se que o IPM-VD pode representar uma alternativa aos métodos tradicionais de estimativa das pressões pulmonares em pacientes com esquistossomose hepatoesplênica e HAP.

ASSUNTO(S)

dissertação da faculdade de medicina. ufmg. ecocardiografia doppler decs esquistossomose mansoni decs hipertensão pulmonar decs ventrículos do coração decs dissertações acadêmicas decs medicina tropical teses.

Documentos Relacionados