O II PND e o pragmatismo responsável : a relação entre a política econômica e a política externa no governo Geisel (1974-1979)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O general Ernesto Geisel assumiu o poder em 1974 em um período de fortes mudanças, tanto externas, como internas. Do ponto de vista internacional, a política de détente entre Estados Unidos e União Soviética propiciava maior liberdade para a atuação de países do Terceiro Mundo, ao mesmo tempo em que uma nova conjuntura econômica afetava duramente os termos de troca brasileiros, precipitando o fim do “milagre econômico” vivido pelo Brasil. Nesse mesmo contexto, surge a proposta de liberalização do regime militar brasileiro partindo de dentro. Dessa conjuntura, surge uma resposta criativa de lidar com a crise, amparada internamente em um projeto de aprofundamento da substituição de importações, exposto no II PND, e articulado no plano externo na política conhecida como Pragmatismo Responsável. O objetivo deste trabalho é investigar como se dá a relação entre estas políticas, concluindo que a política externa brasileira no período foi fortemente condicionada pela opção econômica adotada pelo governo Geisel.

ASSUNTO(S)

geisel government planos econômicos : plano nacional de desenvolvimento : 1975-1979 brasil política econômica ii pnd pragmatism política externa brazilian foreign policy governo ernesto geisel : 1974-1979 military rule

Documentos Relacionados