O fenÃmeno dos movimentos pendulares dos trabalhadores intermunicipais entre cidades de porte mÃdio: o caso de Cascavel e Toledo (PR). / The phenomenon of the pendulum movements of the commuters between towns of medium size: the case of Cascavel and Toledo (PR).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo central desse trabalho foi examinar o fenÃmeno dos movimentos pendulares dos trabalhadores intermunicipais entre as cidades interioranas de porte mÃdio de Cascavel e de Toledo, localizadas na MesorregiÃo Oeste do Estado do ParanÃ. A importÃncia de se estudar o fenÃmeno dos movimentos pendulares, especificamente dos trabalhadores, se faz devido à difusÃo das tendÃncias urbanas ocorridas nos grandes centros e pelo grande potencial que esse fenÃmeno tem em se alastrar pelo territÃrio nacional e, fundamentalmente, em razÃo do crescimento das cidades de porte mÃdio no interior do paÃs. Preliminarmente, foram levantadas as abordagens teÃricas sobre a questÃo urbana, principalmente das redes e hierarquias urbanas, pois estas sÃo fundamentais para a funcionabilidade dos movimentos urbanos. Logo apÃs, foram feitas algumas consideraÃÃes sobre as migraÃÃes internas e movimentos pendulares. A pesquisa metodolÃgica priorizou dois pontos, os quais sÃo: a anÃlise da literatura disponÃvel e a pesquisa de campo com os usuÃrios do Ãnibus metropolitano na regiÃo estudada. Para tanto, se adotou como critÃrio para as cidades de porte mÃdio os municÃpios com uma populaÃÃo entre 100 mil e 500 mil habitantes no Brasil. Nos resultados foi traÃado um perfil socioeconÃmico da populaÃÃo que utiliza o Ãnibus metropolitano como meio de transporte para o deslocamento intermunicipal entre as cidades de Cascavel e Toledo. Dessa forma, observou-se que 70,33% dos entrevistados estavam empregados e que a grande maioria (58,75%) apresentavam ter o ensino mÃdio completo ou superior, como nÃvel de escolaridade. Outra evidencia foi de que 54,67% dos entrevistados tinham uma faixa de atà 4 salÃrios mÃnimos como renda familiar. Em seguida foram analisadas as informaÃÃes relacionadas aos trabalhadores pendulares nos sentidos Cascavel-Toledo e Toledo-Cascavel, indicando caracterÃsticas, como sexo, idade, escolaridade, salÃrio, renda salarial, setor de ocupaÃÃo, tempo mÃdio despendido no movimento pendular e, tambÃm, a freqÃÃncia desses movimentos. ApÃs o perfil dos trabalhadores pendulares observou-se que esses apresentaram fatores econÃmicos como motivaÃÃo para realizar tais movimentos e fatores sociais como motivos para nÃo migrarem para as cidades que estavam trabalhando. Dessa forma, tais dados evidenciaram algumas tendÃncias e particulares daqueles que utilizam o Ãnibus metropolitano como deslocamento intermunicipal. Confirmou-se a hipÃtese do trabalho de que està ocorrendo um fluxo de trabalhadores pendulares entre as cidades interioranas de porte mÃdio de Cascavel e de Toledo, de tal forma que as tendÃncias urbanas apresentadas nos grandes centros e nas regiÃes metropolitanas estÃo ocorrendo em cidades de menor porte populacional no interior do paÃs.

ASSUNTO(S)

trabalho e trabalhadores provincial town movimento pendular pendulum movement mobilidade social cidades de cascavel e toledo (pr) cidades interioranas de porte mÃdio economia regional e urbana estratificaÃÃo social towns of cascavel and toledo (pr)

Documentos Relacionados