O estado nutricional de adolescentes da rede de ensino público da cidade de Piracicaba (SP) e seus determinantes / Nutritional status determinants in adolescents from public schools of Piracicaba (SP-Brazil)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Introdução - O sobrepeso e a obesidade são doenças de características endêmicas, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento e podem coexistir com a desnutrição, principalmente, nas camadas sociais de baixa renda. Objetivo - Estimar as prevalências de desnutrição, sobrepeso e obesidade, segundo sexo e idade, bem como os fatores associados à sua ocorrência em adolescentes de 10 a 14,9 anos de idade, matriculados na rede de ensino público da cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil. Material e Métodos - Este foi um estudo transversal. A amostra foi composta por 269 adolescentes de ambos os sexos (118 meninos e 151 meninas). Foram aplicados questionários para obtenção do consumo alimentar, maturação sexual, nível de atividade física e características demográficas e feita a mensuração de peso e altura. Para a análise estatística utilizou-se o teste de associação pelo qui-quadrado e modelos de regressão multinomial univariados e múltiplos para verificar a relação entre o estado nutricional e as variáveis independentes. Resultados - As prevalências de desnutrição para meninos e meninas foram, respectivamente, 5,1% e 4,0%. As prevalências de sobrepeso foram de 15,3% entre os meninos e de 13,2% entre as meninas. A obesidade apresentou prevalências de 18,6% em meninos e 11,9% em meninas. O fator que apresentou associação com a presença de desnutrição nos meninos foi a idade, verificando-se que a faixa etária de 13,0 a 14,9 anos apresentou maior proporção de desnutridos em relação a faixa etária de 10,0 a 12,9 anos (respectivamente 14,3% x 0,0%; p= 0,028). Os fatores que mostraram associação com a desnutrição para as meninas foram o estágio puberal (OR= 10,20; p=0,005) e horas diante da televisão por dia (OR= 6,13; p= 0,019). Para o sobrepeso e obesidade, a ingestão de energia mostrou associação com a obesidade, ajustada pela idade e tempo em minutos por dia de prática de atividade física (ORajustada=6,74; p= 0,013) no grupo masculino. Nas adolescentes a obesidade foi associada ao números de horas diante de televisão por dia, ajustada pela idade ingestão de energia e tempo em minutos por dia de prática de atividade física (ORajustada=5,39; p= 0,006). Conclusões - Os achados do presente estudo evidenciaram que as prevalências de desnutrição são baixas, enquanto que, as prevalências de sobrepeso e obesidade são preocupantes, demonstrando o processo de transição nutricional no qual a cidade de Piracicaba se encontra. Dentre os fatores associados à estes agravos, destacam-se aqueles passíveis de modificação, ao se adotar hábitos de vida saudáveis como evitar o consumo excessivo de alimentos com alto valor calórico, bem como a redução do número de horas assistindo televisão.

ASSUNTO(S)

desnutrição fatores de risco risk factors overweight obesidade undernutrition obesity adolescents sobrepeso adolescentes

Documentos Relacionados