O espaÃo da cooperativa âAmigos do Meio Ambienteâ: cooperativa de trabalho ou cooperfraude?. / The space of the cooperative "Friends of the Environment": cooperative of jobs or cooperfraude?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho à constitutivo do nosso exercÃcio profissional como Assistente Social e do processo de formaÃÃo como mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e AgronegÃcio. Neste processo, elegemos como lÃcus desta investigaÃÃo a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Santa Helena âAmigos do Meio Ambienteâ que, a priori, nos parecia tÃo comum e conhecido. Delimitamos como objeto de anÃlise âA forma de existir e de ser da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Santa Helena âAmigos do Meio Ambienteâ e sua imbricaÃÃo na Usina de Beneficiamento de ResÃduos SÃlidos do municÃpio de Santa Helena-PR.â. Diante das angÃstias que nortearam a construÃÃo do objeto aqui deflagrado, que se formaram a partir do contato inicial em 2004 com os catadores de materiais reciclÃveis do municÃpio de Santa Helena-PR, construÃmos como problema de pesquisa: âOs inovadores mecanismos de formulaÃÃo teÃrica e prÃtica presentes na Cooperativa dos Agentes Ambientais de Santa Helena âAmigos do Meio Ambienteâ respondem aos interesses dos trabalhadores?â. Observando o descontentamento de alguns catadores e o incentivo do gestor municipal para a instalaÃÃo da Usina e a formaÃÃo da Cooperativa, aliado aos postulados do capitalismo, principalmente em sua fase tardia, entendemos relevante desconstruir e reconstruir esta realidade a partir da pesquisa empÃrica. Com este propÃsito, definimos como objetivo âApreender, compreender e analisar a cooperativa de trabalho no processo de beneficiamento de resÃduos sÃlidos, em sua manifestaÃÃo concreta no movimento do capital tardio em resposta as determinaÃÃes particulares do capitalismo no Brasil e sua objetivaÃÃo no municÃpio de Santa Helenaâ. Com base na abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como tipo especÃfico de delimitaÃÃo do objeto e com a utilizaÃÃo da pesquisa bibliogrÃfica, da entrevista, da anÃlise documental e da observaÃÃo, a pesquisa desvelou o lÃcus desta anÃlise. A atitude investigativa nos permitiu concluir que a Cooperativa âAmigos do Meio Ambienteâ trata-se de uma âcooperfradudeâ, a qual à legitimada pelo Estado, suprimindo os princÃpios do cooperativismo e eximindo o capital da raiz da exploraÃÃo da forÃa de trabalho. A Cooperativa mascara a lÃgica do assalariamento, se isentando da garantia de direitos socialmente conquistados pelos trabalhadores, os quais se degradam na luta cotidiana pela sobrevivÃncia.

ASSUNTO(S)

capitalism state estado cooperative of work coletores de materiais reciclÃveis catadores de materiais reciclÃveis reaproveitamento (sobras, refugos, etc.) - aspectos sociais capitalismo cooperativas cooperativa de trabalho mercado de trabalho; politica do governo human scavengers of recycling materials

Documentos Relacionados