O ensino de desenho: um olhar sobre os cursos do departamento de artes da Universidade Federal do Paraná (1981-1987)

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Hist. Educ.

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/01/2020

RESUMO

Resumo: O presente artigo se propõe a investigar o ensino de desenho nos cursos oferecidos pelo Departamento de Artes (DEARTES) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a saber os cursos de desenho industrial e as licenciaturas em educação artística, habilitação artes plásticas e desenho. O recorte da pesquisa investiga os currículos vigentes entre os anos de 1981 a 1987, nos quais as disciplinas de desenho eram ministradas tanto pelo DEARTES como pelo Departamento de Desenho (DDES), que mantinham configurações diferentes sobre a concepção de desenho. A organização do trabalho está dividida em três partes: 1) Interlocuções entre os Departamentos de Artes e Desenho; 2) Currículo de Desenho Industrial, Comunicação Visual e das habilitações de Desenho e Artes Plásticas; 3) Prescrições do ensino de desenho e plástica. Para realizar a análise proposta, o referencial teórico utilizado se vale do conceito de figuração de Elias, campo de Bourdieu e as contribuições sobre a história das disciplinas de Chervel e Goodson. As fontes utilizadas são documentos oficiais, programas de disciplinas e atas. O que permitiu analisar as prescrições sobre o desenho que compunham o currículo dos cursos citados.Abstract: The present paper proposes to investigate drawing teaching in the courses offered by the Department of Arts (DEARTES) of Federal University of Paraná, including the courses of Industrial Designand the bachelor’s degrees in Artistic Education, Arts and Design qualifications. The research focus investigates the courses syllabus between 1981 and 1987, in which the drawing disciplines were taught by both DEARTES and the Design Department (DDES), which had different configurations of the drawing concept. This paper is organized into three parts: 1) Interlocutions between the Departments of Arts and Design; 2) Industrial Design, Visual Communication and Design and Plastic Arts syllabus; 3) Prescriptions of drawing teaching and Plastic Arts. To carry out the proposed analysis, the theoretical reference used is based on the concept of figuration by Elias, field by Bourdieu and the contributions on the history of school subjects by Chervel and Goodson. The sources used are official documents, discipline programs and minutes. This allowed the drawing prescriptions analysis that composed the syllabus of the above mentioned courses.

Documentos Relacionados