O Don Juan da Rua Nova: um estudo-itinerÃrio sobre A Emparedada da Rua Nova, de Joaquim Maria Carneiro Vilela

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Don Juan à o personagem central da peÃa El Burlador de Sevilla y El Convidado de Piedra, criada pelo religioso espanhol Frei Gabriel TÃllez (ou Tirso de Molina), em princÃpios do sÃculo XVII, na Espanha. No entanto, seguindo seu destino de mÃltiplas conquistas, Don Juan nÃo se satisfez em ocupar a mente de um Ãnico autor e, ao longo dos sÃculos, tem sido reinventado a tal ponto que os estudiosos atribuÃram-lhe a classificaÃÃo de âmito literÃrioâ. Desta forma, atravÃs do instrumental teÃrico fornecido pela metodologia da Literatura Comparada (que ocupa-se, entre outros conceitos, das definiÃÃes de âtemaâ, âmotivoâ e âmitoâ), o objetivo do presente trabalho à proporcionar um encontro entre o âmito de Don Juanâ e A Emparedada da Rua Nova, obra criada pelo escritor Joaquim Maria Carneiro Vilela, no final do sÃculo XIX, uma vez que tal romance adequa-se, perfeitamente, ao que Jean Rousset (apud DE GRÃVE 1995 : 66) estabeleceu como a âestrutura triangular do mito de Don Juanâ, composta pelo âgrupo de mulheresâ, pelo âmortoâ e pelo âherÃiâ. A partir de tal circunstÃncia confirma-se mais uma conquista do Burlador de Sevilla ou do Don Juan da Rua Nova

ASSUNTO(S)

teoria literaria don juan literary myth mito literÃrio don juan a emparedada da rua nova a emparedada da rua nova

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