O desfile como fenômeno midiático: conexões entre arte, moda e comunicação
AUTOR(ES)
Mônica Cristina de Lucena Lucas
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/11/2011
RESUMO
Esta dissertação de mestrado analisa cinco desfiles midiáticos dos estilistas brasileiros Jum Nakao e Ronaldo Fraga. Estes desfiles propõem cruzamentos de linguagens e chamam atenção para o papel corpo no desfile. Ao invés de cabide de roupas, ele se configura mídia de si mesmo, norteando ações performativas que ocorrem durante a apresentação das coleções nas passarelas. A hipótese principal desta pesquisa é a de que o desfile de moda transformouse em um fenômeno midiático per se, independentemente de sua veiculação em qualquer outra mídia (impressa, televisiva ou digital). Os desdobramentos midiáticos para além do evento presencial, nada mais fazem do que explicitar as conexões latentes entre moda, arte e comunicação. Como grade teórica, adotamos a teoria corpomídia, proposta por Greiner e Katz (2005, 2010), bibliografias específicas da área da moda (Duggan, 2001, e Evans, 2001, 2003) e da cultura (Barnard, 2003, e Lipovetsky, 2004, 2008 e 2010), as teorias da mediação de Jesús Martín-Barbero (1997, 2003) e os conceitos de dispositivo e profanação pesquisados por Giorgio Agamben (2007, 2009). Ao compreendermos a moda como um sistema complexo capaz de expressar as velozes mudanças sócio-culturais e industriais de um mundo cada vez mais midiático e tecnologizado, esta dissertação colabora com uma rede de autores brasileiros que começa a apresentar os primeiros resultados no campo editorial (De Carli, 2002; Cidreira, 2005; Sant Anna, 2009; Avelar, 2009), trafegando entre diferentes áreas de conhecimento, sobretudo moda, comunicação, arte e filosofia politica
ASSUNTO(S)
bodymedia comunicacao moda brasileira corpomídia desfile midiático performance brazilian fashion media fashion show performance
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