O Dadaísmo revisitado: formas de hibridação na linguagem audiovisual contemporânea

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A visualidade contemporânea, tanto em produtos destinados ao mercado quanto em obras que se pretendem alternativas ou artísticas, tem sido marcada por um fenômeno bastante evidente: a presença de signos e elementos oriundos de diversas matrizes, paradigmas e estilos, articulados de forma simultânea num mesmo campo visual. Esta estratégia de significação possui raízes no movimento Dadaísta nas artes visuais, surgido num contexto de profundas transformações científicas e filosóficas, e se desenvolveu durante o século XX, para ser recentemente consolidada e potencializada pelas tecnologias digitais de captação, criação e tratamento de imagens. Este hibridismo da imagem, que se manifesta de maneira evidente e radical ou dissimulada e sutil, de acordo com a natureza do produto, atende tanto ao ideal anárquico de desconstrução do significado, empreendido pelos dadaístas no início do século XX, quanto à construção de significados padronizados e estanques na comunicação visual recente ou à resignificação dos elementos da imagem na vídeo-arte contemporânea

ASSUNTO(S)

comunicação dadaísmo hibridação audiovisual communication dada hybridization audiovisual comunicacao

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