O crucifixo nas argolas executado por um campeão olímpico

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. bras. educ. fís. esporte

DATA DE PUBLICAÇÃO

2016-03

RESUMO

Resumo O crucifixo é uma habilidade essencial na prova das argolas na Ginástica Artística Masculina. Entretanto, poucas pesquisas foram encontradas sobre esta habilidade. Há conhecimento sobre as forças necessárias para a realização do crucifixo, ou sobre a ativação muscular, isoladamente. O objetivo deste artigo foi realizar uma pesquisa abrangente sobre a biomecânica do crucifixo nas argolas, de forma e obter um modelo descritivo desta habilidade. Para isto, o atual campeão olímpico na prova de argolas foi voluntário desta pesquisa. Ele realizou três crucifixos em seu ginásio e com os aparelhos habituais. Foram combinados os métodos de mensuração: uma câmera de vídeo digital, uma célula de carga acoplada em cada cabo das argolas e eletromiografia de superfície em nove músculos do ombro direito. Os resultados foram comparados por testes paramétricos, não paramétricos e estatística descritiva. Valores de simetria foram calculados para os ângulos dos ombros e forças nos cabos direito e esquerdo. Coeficientes de variação de ativação muscular e cocontração também foram verificados. A variabilidade entre as tentativas foi calculada com a utilização do coeficiente biológico de variação (BCV), para as medidas discretas de cinemática. São descritos os ângulos dos ombros e forças nos cabos direito e esquerdo, como também a ativação muscular. Houve pequena variância entre as tentativas nos valores de cinemática e dinâmica, como também nos valores de simetria. A ativação muscular variou conforme a função muscular, enquanto os valores de cocontração foram diferentes entre as tentativas. Estes resultados distinguem as características do crucifixo realizado por um ginasta de nível elite. O conhecimento sobre as características do crucifixo podem informar técnicos, ginastas e profissionais da área da saúde sobre como esta habilidade deve ser apresentada em alto nível.

ASSUNTO(S)

ginástica artística biomecânica performance

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