O "crioulo Dudu": participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)
AUTOR(ES)
Abreu, Martha
FONTE
Topoi (Rio J.)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-06
RESUMO
A partir da trajetória, das composições e do repertório musical de Eduardo Sebastião das Neves, conhecido como o "Crioulo Dudu", pretendo discutir as possibilidades de expressão política de um músico negro na Primeira República. Levando em consideração os debates em torno do Atlântico Negro, o crescimento do mercado editorial e da indústria fonográfica, foi possível situar Eduardo das Neves como um produtor atuante do campo musical popular que se construía entre o final do século XIX e início do XX. Dudu conferiu ao mundo musical dimensões políticas especiais, ao criar e divulgar canções que valorizavam o patriotismo e discutiam, de uma forma irônica e irreverente, as relações raciais e a identidade do homem negro no pós-abolição. O exame da trajetória e da obra musical de Dudu permite repensar antigas concepções sobre participação política e identidade negra na Primeira República.
ASSUNTO(S)
música popular relações raciais identidade negra primeira república patriotismo.
Documentos Relacionados
- Em busca de novos papeis : imagens da mulher leitora no Brasil (1890-1920)
- A MULHER DEVE SER BELA, DEVE TER GRAÇAS E ENCANTOS: educação de salão na São Luís republicana (1890-1920)
- Entre associações etnicas e de classe : os processos de organização politica e sindical dos trabalhadores italianos na cidade de São Paulo (1890-1920)
- Festejar aqui e lá: a escrita comparada das festas escolares no Brasil e em Portugal (1890-1920)
- As parcelas (in)visíveis da saúde do anônimo trabalhador: falas operárias sobre trabalho, saúde e doença (1890-1920)