O cotidiano fabuloso : os temas recorrentes e o uso de arquÃtipos dos contos de fada nas telenovelas brasileiras

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Identificar os pontos de contato entre a telenovela e o conto de fada. Este à o principal objetivo desta dissertaÃÃo. Para tanto, escolhemos como objeto de estudo duas telenovelas da Rede Globo de TelevisÃo - Estrela-Guia (2000), exibida no horÃrio das 18 horas, e LaÃos de FamÃlia (1999), veiculada no horÃrio das 20 horas. A TV Globo foi escolhida por ser a emissora que mais produz telenovelas. A qualidade conseguida ao longo dos anos faz da Rede Globo, hoje, uma das maiores exportadoras de telenovelas do mundo, vendendo seus produtos para cerca de 100 paÃses. A hipÃtese central defendida neste trabalho à a de que as telenovelas incorporam temas e personagens caracterÃsticos dos contos de fada, especialmente no que diz respeito aos arquÃtipos e a determinados topoi discursivos, como por exemplo, a vinganÃa, a inveja, a busca pelo homem ideal entre outros. O que nos propomos nesse trabalho à demonstrar tais hipÃteses atravÃs de um estudo das relaÃÃes interdiscursivas entre as narrativas dos contos de fadas e as das telenovelas brasileiras. Pretendemos encontrar os pontos de contato entre estes dois gÃneros, atravÃs do estudo das especificidades de cada um. A partir daÃ, aprofundaremos a questÃo dos tÃpicos discursivos e dos arquÃtipos identificados em ambos os casos. Essa relaÃÃo que estabeleceremos entre os dois gÃneros, em paralelo, comprovarà a presenÃa do interdiscurso, do "jà dito", em um novo espaÃo discursivo, isto Ã, a transformaÃÃo de um discurso velho em um discurso novo. Comprovaremos o que jà afirmaram Maingueneau (1989) e Foucault (1970) ao dizerem que um discurso, nunca à autÃnomo, jà que sempre remete a outros discursos, concretizando-se num espaÃo de trocas. Por outro lado, vamos mostrar como, apesar da repetiÃÃo dos discursos, a narrativa telenovelÃstica consegue construir novos sentidos a partir de um discurso jà existente

ASSUNTO(S)

comunicaÃÃo-interpretaÃÃo-anÃlise arquetÃpica comunicacao gÃneros textuais-estrutura narrativa anÃlise di discurso-polifonia-recorrÃncia temÃtica

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