O corpo na ponta do lapis, na porta do palco : uma experiencia docente em educação artistica
AUTOR(ES)
Maria Jose de Oliveira Nascimento
DATA DE PUBLICAÇÃO
1999
RESUMO
O objeto da pesquisa é o trabalho docente de uma professora de Educação Artística que investiga sua prática, de vinte anos, a partir da questão: Como envolver o aluno em atividades artísticas de produção e apreciação estéticas sem que este se sinta obrigado a isto e, paralelamente, passe a buscar arte além da esfera escolar? Através de metáforas gestadas pela análise do material empírico e.. cotejadas com teorias, procura explicitar tanto os processo de produção do trabalho docente, quanto as possibilidades expressivas dos alunos, tendo como referência o trabalho corporal. As metáforas da Borracha (desenho), da Janela (trabalho corporal) e da Colmeia (ampliação do repertório cultural), narram a trajetória da arte na escola, os preconceitos e pressões enfrentados pelos professores de arte e as dificuldades de desenvolvimento de um trabalho em que o corpo está inteiro e traz consigo as implicações dessa inteireza - que a instituição escolar e os campos disciplinares insistem em fragmentar apontando alguns caminhos para o ensino de arte na educação formal.1
ASSUNTO(S)
expressão corporal pesquisa - ação professores - formação arte e educação
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000189264Documentos Relacionados
- ENTRE LÁPIS, CADERNOS E MEMÓRIAS: O MEMORIAL DO DEUTSCHER HILFSVEREIN AO COLÉGIO FARROUPILHA
- Resistores e capacitores utilizando lápis, papel e plástico
- O CORPO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DO MECANICISMO A MOTRICIDADE HUMANA
- O corpo na educação fisica : uma fala oculta
- Ética e corpo na formação docente em educação física