O corpo habituado: sentidos e sensibilidades na formação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (Província Nossa Senhora de Lourdes, 1960-1980)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa tem como objeto a formação para vida religiosa feminina entre os anos de 1960 e 1990. Divide-se em três reflexões norteadas pela experiência vivida dentro da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na província Nossa Senhora de Lourdes, a qual engloba os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (entre outros), durante e após a realização do Concílio Ecumênico Vaticano II. No primeiro capítulo apresenta reflexões sobre os regimentos oficiais da formação para a vida religiosa e como estes foram ressignificados e vivenciados no contexto brasileiro. O segundo capítulo trata das especificidades dos anos de formação, das fases e regras ensinadas. Dos significados do uso do hábito, nas relações que as freiras estabelecem dentro e fora da instituição religiosa. O último capítulo apresenta a relação entre política e religiosidade através de uma troca epistolar. Estas cartas possibilitam perceber impasses dentro da Igreja Católica, os receios em relação à emergência da Teologia da Libertação e inúmeras divergências entre as formas possíveis de se experiênciar a vida institucionalmente consagrada.

ASSUNTO(S)

congregação das irmãnzinhas da imaculada conceição - vida espiritual freiras historia identidade vida monástica e religiosa

Documentos Relacionados