O conceito de identidade na filosofia e nos atos de linguagem

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O Dicionário de Análise do Discurso, de Charaudeau e Maingueneau, no verbete Identidade afirma que: O conceito de identidade é difícil de definir. Ele é ao mesmo tempo central na maior parte das ciências humanas e sociais, e é objeto de diferentes definições, algumas das quais são muito vagas. Tudo isso motivou a pesquisa sobre o conceito e o termo identidade. O termo é erudito, formado na filosofia, mas a idéia identidade é permanente, e está relacionada com outras palavras de uso comum. Esta coisa, este negócio. Desde a época pré-socrática, encontramos teorias sobre o conceito do ser e o princípio de identidade. É no uso da língua, com os demonstrativos e formas verbais que acontece a identificação das pessoas, revela-se o sujeito em oposição ao interlocutor, identidade e alteridade. Pretendemos mostrar que o conceito de identidade sempre esteve ligado ao conceito de ser. Toda coisa tem identidade na medida em que é ser com unidade interna, distinto de outro, tem coerência própria, apresenta sua verdade e seu valor. O princípio de identidade tem formulação negativa no princípio de nãocontradição, que garante a coerência da linguagem e comunicação. A linguagem, porém, nem sempre é lógica. Parece, às vezes, contrariar o princípio de não-contradição. A língua procura os recursos de identificação: a definição, a metalinguagem, o metadiscurso do locutor, quando o locutor pode refazer sua própria enunciação, corrigir-se, e prevenir malentendidos

ASSUNTO(S)

ser alterity equality alteridade identity identidade linguistica igualdade being similarity difference

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