O CINEMA DISNEY AGENTE DA HISTÓRIA: A CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE ESTADOS UNIDOS, BRASIL E ARGENTINA (1942-1945) / DISNEY MOVIES AS HISTORYS AGENTS: CULTURE IN THE INTERNATIONAL RELATIONSHIPS AMONG THE UNITED STATES, BRAZIL AND ARGENTINA (1942-1945)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Conceber um filme como documento e instrumento da história é importante nos tempos de hoje em que as imagens são tratadas como fundamentais na aceitação e na recepção de determinados propósitos sejam eles em nível de docência ou no cotidiano das pessoas. Esta dissertação pretende estudar os vínculos representativos das políticas de aproximação dos Estados Unidos na década de 1940 a partir do viés cinematográfico, em especial o cinema de Walt Disney nos filmes Saludos, amigos! (1942) e The three caballeros (1945). Esses filmes evidenciam aspectos da história da Argentina e do Brasil e de outros países latino-americanos -, a partir de questões culturais e históricas, revelando, também, uma visão dos Estados Unidos sobre os países sul americanos e sobre o México, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Esse momento se caracterizou pelo estreitamento dos laços entre a política norte-americana e a América Latina. Desse modo, a realização desta dissertação visa proporcionar uma análise crítica entre os campos históricos e políticos com os universos culturais e cinematográficos, evidenciando suas proximidades, seus distanciamentos e, levando em conta os estudos de teóricos que relacionam o cinema enquanto instrumento de propaganda, divulgador de ideologias, de questões morais, de divagações filosóficas e de proposições políticas que remeteriam à aceitação e a cooptação do espectador.

ASSUNTO(S)

walt disney relações internacionais política de boa vizinhança cinema-história international relations walt disney, good neighbor policy direito cinema history

Documentos Relacionados