O cinema como experiência sinfônica : a partitura orquestral do filme "O iluminado", de Stanley Kubrick / Cinema as a symphonic experience : the orchestral score of the movie "The shining" of Stanley Kubrick
AUTOR(ES)
Francisco Egydio de Carvalho
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma aproximação entre cinema e música no que concerne aos mecanismos de produção de sentido articulados por ambas as artes. A partir dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo, concebidos por Deleuze através das teorias de representação da matéria de Bergson, o estudo propõe defender a idéia de que a narrativa encampada pela imagem pode ser lida e compreendida também como uma partitura musical sinfônica, aproveitando, para tanto, os estudos de André Parente sobre a narratividade fílmica
ASSUNTO(S)
imagens cinematográficas cinema imagem (psicologia) na arte cinema tempo tonalidade (musica) movimento image time movement tonality (music)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000778212Documentos Relacionados
- Entre cinema e pintura: o realismo plástico de Stanley Kubrick em Barry Lyndon
- A EXPERIÊNCIA TELEVISIVA COMO MEDIADORA DA RELAÇÃO DE CRIANÇAS COM O CINEMA
- A "DESORDEM" DO TEMPO : as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem
- Geração Arido Movie : o cinema cosmopolita dos anos noventa em Pernambuco
- Do interdito a "o real como o impossível" : hipótese sobre a transmissão em psicanálise