O campo das águas envasadas: determinantes, políticas públicas, consequências socioambientais, qualidade da águas e percepções

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/02/2011

RESUMO

O crescente consumo de águas envasadas no mundo é um processo que demanda estudos e acompanhamentos da sua cadeia de produção, consumo e descarte de suas embalagens. Atualmente existem diversas tipologias de águas envasadas, entretanto, nota-se uma associação da terminologia água envasada com água mineral no Brasil. Nesta pesquisa, por meio de estudo quali-quantitativo, buscou-se investigar diversos aspectos relacionados às águas envasadas, com base no referencial teórico de campo de Pierre Bourdieu, categorizando os agentes que fazem parte atualmente desse campo. Identificaram-se as políticas públicas vigentes que regem o campo e sua aplicação nos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Vespasiano, no Estado de Minas Gerais que também foram selecionados para discutir a qualidade da água envasada e percepções de consumidores. Foram identificadas as consequências socioambientais geradas em todo o processo de envase de água com uma discussão específica sobre conflitos sociais no Circuito das Águas no Sul de Minas Gerais. Análises em amostras de água envasada comercializadas nos municípios selecionados foram realizadas para parâmetros microbiológicos e físico-químicos e, buscou-se, por meio de dados secundários, apresentar um panorama da qualidade da água envasada no País, assim como identificar percepções de consumidores desses produtos nessa mesma área de estudo por meio de metodologia qualitativa. A pesquisa apresenta resultados que podem contribuir na implantação de políticas de melhorias do serviço de abastecimento público de água, além de suscitar reflexões sobre as implicações do consumo de águas envasadas. Ao se categorizar o campo para sua delimitação, foram identificadas disputas simbólicas entre seus agentes com diferentes formas de poder, observou-se que a mídia utiliza de diversas estratégias para atrair consumidores e exerce influência na percepção da sociedade. Pode-se afirmar que a qualidade da água envasada é discutível e que as ações dos agentes do campo geram consequências socioambientais negativas que podem prejudicar a saúde humana e contribuir para a degradação ambiental. Esta pesquisa proporciona uma leitura de um processo social, uma contribuição ao avanço do conhecimento de uma realidade e sua compreensão pode servir como instrumento de ação pelos agentes envolvidos no campo.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. meio ambiente teses. recursos hídricos desenvolvimento teses. políticas públicas saneamento teses. aguas subterraneas qualidade teses.

Documentos Relacionados