O brasileiro, o racismo silencioso e a emancipação do afro-descendente
AUTOR(ES)
Ferreira, Ricardo Franklin
FONTE
Psicologia & Sociedade
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002-06
RESUMO
Este ensaio descreve alguns acontecimentos que revelam formas pelas quais o preconceito é veiculado. Em seguida, teço comentários acerca de algumas condições históricas para o desenvolvimento do preconceito. Ressalto, na análise, o projeto epistemológico da modernidade que, apoiando-se num pensamento metafísico, voltou-se para a busca de certezas, desenvolvendo horror à ambivalência, determinando uma busca obsessiva pela classificação e a ordem. Considero este um terreno fértil para a constituição de subjetividades voltadas para a exclusão do diferente e, em decorrência, para o desenvolvimento de estereótipos negativos acerca da população negra, que subsistem até hoje, além de situações concretas de desqualificação social desses brasileiros. Tais processos tendem a ampliar ainda mais os contrastes econômicos e sociais, situações incompatíveis com o país que desejamos construir. Na seqüência ressalto um processo favorecedor do desenvolvimento de uma identidade afrocentrada, uma das condições para a reversão do preconceito.
ASSUNTO(S)
afro-descendente identidade preconceito família modernidade
Documentos Relacionados
- Mestre Bimba: criação e resistência afro-descendente
- O Comprometimento etnográfico afro-descendente das escritoras negras Conceição Evaristo &Geni Guimarães
- Resistência cultural afro-descendente na zona leste de São Paulo: o movimento negro "Fala Negão Fala Mulher" (1980-2008)
- Entre Metamorfoses e Sentidos: a Trajetória de um Professor Universitário Afro-Descendente a Partir dos Pressupostos Teóricos da Psicologia Social
- A congada e a camera : ação afro-descendente e representação midiatica