O Boletim de Ocorrência sob o aspecto da dêixis de base espacial como processo de instauração e manutenção de referência

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A pesquisa proposta por esta dissertação caracteriza-se por se fundamentar na teoria da enunciação, mais especificamente a semântica da enunciação, que defende a tese segundo a qual a configuração orgânica da língua adquire identidade quando aliada a uma dimensão enunciativa, isto é, quando aliada às condições de ocupação dos lugares sintáticos. Além disso, considera-se que a relação entre a língua e a exterioridade estaria localizada nas condições de sustentação e pertinência do enunciado a domínios de referência específicos, entre eles a dêixis. Esta dissertação propõe estudos relativos à dêixis espacial, desenvolvidos a partir de um corpus constituído por 20 (vinte) Boletins de Ocorrência da Polícia Militar de Minas Gerais. Tais documentos foram divididos em 03 (três) grupos tipológicos (crimes e contravenções, trânsito e crimes ambientais). A pesquisa sobre o respectivo gênero textual aponta, em especial, as perspectivas de espaço sinalizadas tanto pelo enunciador, policial militar, quanto pelos enunciadores, pessoas declarantes, todos envolvidos nas ocorrências registradas. Além disso, é possível perceber diferentes estratégias de produção voltadas para a garantia da instauração e manutenção das referências espaciais, entre elas: diferentes instalações (nomeada, parametrizada e endofórica) das bases semânticas de aspecto espacial; a ancoragem por meio de referentes de espaço (pronomes demonstrativos, advérbios, adjetivos e substantivos), processo esse que possibilita a progressão dos fatos narrados nos Históricos dos documentos; e o encapsulamento, que é responsável pela construção do espaço no âmbito da textualidade, por meio de dados descritivos e caracterizadores. Os estudos se fundamentam em perspectivas espaciais relacionadas a diferentes níveis de historicidade constituída, até o nível de espaço historicamente não constituído, além de considerar como espaços o gênero, a malha textual e aqueles apontados por meio de referentes que podem ser recuperados pelo leitor dos textos e que estabelecem a intermediação entre o espaço do texto e o espaço do mundo.

ASSUNTO(S)

língua portuguesa deixis teses. gêneros textuais. referencia (linguistica) teses. análise do discurso teses. enunciação.

Documentos Relacionados