O autodomínio das virtudes e o equilíbrio geral: uma análise epistemológica de Adam Smith e da teoria neoclássica

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Esta dissertação tem como tema os benefícios coletivos advindos de uma economia de mercado, considerando a perspectiva teórica da Economia Política de Adam Smith e da teoria neoclássica. Seu objetivo consiste em examinar, em ambos os pensamentos, o significado do porquê um resultado social beneficente emergiria como conseqüências não intencionadas das ações individuais e se, a base epistemológica que suporta essa explanação, tem valor explanatório. Inicialmente, argumentamos que a explanação do resultado social beneficente em A Riqueza das Nações, segue a seguinte proposição: há uma relação positiva entre a promoção do interesse social e a ação virtuosa dos homens(autodomínio das virtudes). Além disso, a base epistemológica que suporta esta explanação deriva da filosofia moral de Adam Smith(Teoria dos Sentimentos Morais). Em segundo lugar, examinamos a teoria neoclássica sob a perspectiva do equilíbrio geral, que é o fenômeno econômico central que ela objetiva explanar. Claramente, uma alocação ótima de Pareto - o resultado socialmente desejado segundo a economia neoclássica - emergiria se um equilíbrio geral existisse. E como ele objetiva explanar a atividade econômica como uma interação de agentes individuais na busca de seus interesses privados, é natural que esteja direcionado a uma doutrina que reserva aos indivíduos um papel importantíssimo, ou seja, o individualismo metodológico. Tendo examinado suas versões significativas, identificamos a estrutura individualista metodológica utilizada pela teoria neoclássica. Finalmente, tomando como base as propriedades epistemológicas que suportam aquelas explanações, passamos a explorar seus limites. Concluímos, que em oposição à explanação smithiana, falta à neoclássica, a característica essencial a uma explanação. Consequentemente, pode-se afirmar que ela não possui valor explanatório

ASSUNTO(S)

sociedade comercial teoria neoclássica economia moralidade sentimentos morais

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