O Associativismo e o Empreendedorismo como forma de Sustentabilidade para a Micro e Pequena Empresa: Estudo de Caso do Setor Automotivo na Região Sul Fluminense. / Associative and Entrepreneurial Forms of Support for a Micro and Small Company: a Case Study of the Automobile Sector in the Sul Fluminense Region.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Com este estudo pretende-se identificar e avaliar a influência da cultura associativista no desempenho de micro e pequenas empresas, bem como analisar os comportamentos empreendedores dos empresários envolvidos no processo, dando ênfase principalmente à identificação de oportunidades, visto que esta é uma das características dos empreendedores de sucesso, segundo a ONU. O trabalho registra também o Projeto Empreender desenvolvido em parceria entre Sebrae e CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) em que a metodologia emprega a formação de redes com o objetivo de fortalecer e incentivar esse tipo de organização. Diante da importância que as micro e pequenas empresas exercem como agentes geradores de renda, emprego e desenvolvimento regional, procurou-se demonstrar como se tornam mais competitivas e ampliam sua expectativa de vida quando adotam comportamento associativista, em uma linha empreendedora, passando a se organizar sob o formato de redes; assim apresentam as conquistas decorrentes da cooperação entre elas.

ASSUNTO(S)

cultura associativista entrepreneur empreender project. associative culture empreendedorismo projeto empreender. administracao enterprise

Documentos Relacionados