O ascetismo revolucionário do Movimento 26 de Julho: o sacrifício e o corpo na Revolução Cubana (1952 a 1958) / Asceticism Revolutionary Movement July 26: the sacrifice and the body in the Cuban Revolution (1952-1958)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objetivo de nossa tese é compreender o sentido imaginado e subjetivo da ação do revolucionário cubano do Movimento 26 de Julho durante o período de luta insurrecional (1952 a 1958). Nossa hipótese é que esta ação social esteve marcada pelo ascetismo político revolucionário, isto é, por um tipo de ação em que o agente se sente um instrumento dos valores puros e nobres da causa revolucionária. O revolucionário asceta se distancia do revolucionário pragmático na medida em que sua ação não é encarada como um meio racional para se alcançar o fim sistematicamente almejado. Pelo contrário, sua ação é, sobretudo, um cumprimento do dever. Analisamos, a partir disto, o sacrifício revolucionário como uma forma de trazer os valores puros e nobres de volta ao mundo corrompido e percebemos o modo como o ideal de corpo esteve presente nos discursos dos rebeldes cubanos.

ASSUNTO(S)

asceticism, cuban revolution, social action, revolutionary ethic, 26 july movement asceticismo, revolução cubana, ação social, ética revolucionária, movimento 26 de julho historia

Documentos Relacionados