O artista como documentarista: estratégias de abordagem da alteridade / O artista como documentarista: estratégias de abordagem da alteridade
AUTOR(ES)
Paula Alzugaray van Steen
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
A presente pesquisa tem como objeto de investigação a apropriação de narrativas e estratégias documentais pelo artista contemporâneo, procurando traçar uma cartografia específica das ações do artista documentarista, a partir de três pressupostos comuns aos campos da arte e do documentário: o deslocamento, a participação e a fabulação. A meta é observar como esses impulsos se desenvolvem nas obras de alguns artistas em atividade hoje no Brasil, entre eles Maurício Dias e Walter Riedweg, Rosângela Rennó e Janaina Tschäpe. Sem querer abranger a totalidade do corpo ético e poético da obra desses artistas, a pesquisa enfoca atividades que combinam pesquisas de campo, invenção de situações e reinvenção de protocolos documentais. Ao analisar e questionar o estatuto testemunhal da imagem documental, e ao adaptar essa imagem para usos subjetivos, pessoais, conceituais etc., o artista documentarista estabelece uma nova plataforma para a prática documental, propiciando a revisão dos modos de leitura e representação da alteridade e da realidade.
ASSUNTO(S)
imagem contemporary art image documentary otherness video alteridade vídeo arte contemporânea documentário
Documentos Relacionados
- Sobre a alteridade do artista em relação ao mundo que o cerca, segundo Herbert Marcuse
- O intelectual modernista como artista: Rubén Darío
- A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas
- O artista-personagem
- O processo artístico como um dispositivo ficcional : da ficcionalização de objetos à ficcionalização do artista