O agudo lugar ameno : retorica e agudeza na composição do cenario bucolico da Fabula de Polifemo y Galatea de Gongora

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

O agudo lugar ameno analisa a composição do cenário bucólico tal qual aparece na Fábula dePolifemo e Galatéia de Góngora. Atento, não somente, à tradição retórica e poética greco-Iatina, mas também às preceptivas agudas do século XVII, enfrenta os dois componentes teóricos que preceituam os procedimentos técnicos de descrição aí empregados. Ao tomar como objeto um tópico especifico da invenção, torna-se possível executar o cotejo do texto gongórico com modelos poéticos emulados: Homero, Teócrito, Virgilio, Ovídio, Garcilaso, entre outros, distinguindo, assim, em que medida Góngora aplica os procedimentos elocutivos agudos à matéria antiga, fazendo com que ela, novamente, salte aos olhos com vivacidade. Sendo assim, esse estudo promove um comentário amiúde dos excertos da fábula que afetam a descrição do cenário em suas distintas partes: na narração, como componente da descrição de pessoa; na ação, como cenário propriamente dito e na alocução passional de Polifemo. Depois de passar pelo lugar ameno gongórico, o trabalho se orienta em direção aos procedimentos inventivos e elocutivos da tradição greco-Iatina, reformulados por duas das principais preceptivas do engenho: O CannocchialeAristotelíco de Emanuele Tesauro e a Agudeza y Arte de Ingenio de Baltasar Gracián. Estas preceptivas manifestam o ajuste teórico empreendido pelos autores do XVII, a fim de adequar a tratadística antiga aos usos elocutivos que lhe são hodiernos, fornecendo assim um parâmetro, bastante verossímil, para a mensuração da difusão dos procedimentos engenhosos na Espanha do sigla de oro. Sendo Góngora o modelo máximo no gênero Resumen: O agudo lugara meno analiza Ia composición dei escenario bucólico tal como aparece en Ia Fábula dePolifemoy Galatea de Góngora. Atiende tanto Ia tradición retórica y poética greco-Iatina como Ias preceptivas agudas dei siglo XVII, enfrentando los dos componentes teóricos que rigen su uso de los procedimientos técnicos de Ia descripción. AI tomar como objeto un único tópico de Ia invención, fue posible cotejar el texto gongorino con los modelos poéticos emulados: Homero, Teocrito, Virgilio, Ovidio, Gracilaso, entre otros, distinguiendo de este modo en qué medida Góngora aplica los procedimientos elocutivos agudos sobre Ia materia antigua, haciendo con que ésta salte aios ojos con vivacidad. Así, O agudo lugar ameno promueve un comentario detallado de los trechos de Ia fábula que afectan Ia descripción dei escenário en sus distintas partes: en Ia narración, como componente de Ia descripción de Ia persona; en Ia acción, como con el escenário propiamente dicho, y en Ia alocución pasional de Polifemo. Después de pasar por ellugar ameno gongoriano, el trabajo se orienta en Ia dirección de los procedimientos inventivos e elocutivos de Ia tradición greco-Iatina, reformulados por dos de los principales preceptistas dei ingenio: Il Cannocchiale Aristotelico, de Emanuele Tesauro y Ia Agudeza y Arte de Ingenio, de Baltasar Gracián. Estas preceptivas manifiestan el ajuste teórico emprendido por los autores dei siglo XVII - que querian adecuar Ia tratadística antigua a los usos elocutivos que les eran contemporáneos -, contribuyendo así con un parámetro bastante verosímil para Ia difusión de los procedimientos ingeniosos en Ia Espana dei sigla de oro: Góngora es el máximo modelo en este género

ASSUNTO(S)

oratoria antiga poesia espanhola teatro pastoral

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