O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna / The teacher action on teaching of textual genres in native language classes

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/05/2010

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.

ASSUNTO(S)

ambiente de sala de aula - fortaleza(ce) linguistica aplicada ensino de produÃÃo escrita contexto de produÃÃo agir real teaching of writing context of production real acting lÃngua portuguesa - estudo e ensino - fortaleza(ce) lÃngua portuguesa - fortaleza(ce) - composiÃÃo e exercÃcios lÃngua materna - estudo e ensino - fortaleza(ce) prÃtica de ensino - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados