Nucleolar activity during spermatogenesis of the cattle (Bos indicus) / Atividade nucleolar durante a espermatogenese de bovinos (Bos indicus)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A espermatogenese é um processo muito importante para a predição de fertilidade na pecuária moderna. Muitos aspectos desse processo tem sido estudados, inclusive as várias estruturas celulares, como o nucléolo. Sabe-se que, durante a divisão celular, o nucléolo se desorganiza, reorganizando-se apenas no final da telófase. O presente estudo teve como objetivo analisar estruturalmente, por meio de técnicas citoquimicas especificas - Hematoxilina-eosina, Azul de Toluidina, Impregnação por ions prata, Reação de Feulgen e Variante de CEC - a espermatogenese de bovinos, com enfase no ciclo nucleolar. Foram utilizados fragmentos testiculares de 10 novilhos e 7 touros com aproximadamente 18 e 60 meses, respectivamente. Foi observado que, durante a divisão celular, os nucléolos, após se desestruturarem, se reorganizaram em pequenos corpúsculos, denominados corpúsculos pré-nucleolares. Esses corpúsculos permaneceram com a mesma atividade nucleolar, ou seja, transcrevendo RNAr. Além disso, pode-se observar diferenças qualitativas da espermatogenese bovina, quanto à idade. Tanto nos novilhos quanto nos touros houve a persistencia nucleolar, porém, a marcação de proteinas nucleolares nos espermatozóides foi diferencial. Nos touros, a cromatina apresentou-se com menor área, em relação aos espermatozóides dos novilhos. Essas observações verificadas na espermatogenese de bovinos indicam que a persistência nucleolar está presente nos eventos caracteristicos que ocorrem durante a diferenciação de espermátide a espermatozóide. Esses eventos podem estar relacionados com a compactação da cromatina, formação do acrossomo e do flagelo.

ASSUNTO(S)

chromatoid body reproducao reproduction espermiogenese reproducao animal nucleologenesis corpo cromatoide nucleogenese spermiogenesis

Documentos Relacionados