No estudio do fotografo : representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do seculo XIX / In the studio of the photographer : representation and self-representation
AUTOR(ES)
Sandra Sofia Machado Koutsoukos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
A proposta desta tese é estudar as representações e auto-representações de pessoas negras livres, forras e escravas produzidas em estúdios de fotografia no Brasil da segunda metade do século XIX. Argumento que uma pessoa negra livre, ou forra, que aparece naquelas fotos vestida à moda européia de então, não o fazia devido à sua suposta ?aculturação?, mas como estratégia de se proteger e tentar se fazer aceita por uma sociedade na qual o preconceito racial e a discriminação dominavam. As fotos dos escravos, estudo em três categorias: primeiro, fotos de escravos domésticos que foram levados aos estúdios por seus senhores, os quais queriam aquelas fotos nos seus álbuns de família; segundo, fotos que foram exploradas na chave do ?exótico? e vendidas como souvenir a estrangeiros; e, terceiro, fotos etnográficas que foram produzidas para servirem de suporte à teorias racistas então em voga. O último capítulo desta tese, trata das fotos dos presos dos dois álbuns da ?Galeria de condenados?, procurando traçar o caminho da feitura dos álbuns (o próprio fotógrafo era um dos detentos) e os motivos para a sua montagem. Nas categorias analisadas, a intenção é explorar os diferentes sentidos, usos e circulação daquelas fotos, assim como tentar perceber os meios que as pessoas negras nelas retratadas tinham para participar, num certo nível, na composição das suas próprias imagens
ASSUNTO(S)
escravos slaves residencias e lugares habituais - rio de janeiro (rj) portraits photography fotografia retratos
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000428232Documentos Relacionados
- Auto-representação em videos na internet
- Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
- Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
- Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX
- Photographic auto-representation in slum quarters: Olhares do Morro