No entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano
AUTOR(ES)
ZANELLA, ANDRISA KEMEL, PERES, LÚCIA MARIA VAZ
FONTE
Rev. Bras. Educ.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-03
RESUMO
RESUMO Este trabalho pretende introduzir uma discussão sobre o corpo biográfico (Danis Bois) e o imaginário (Gilbert Durand) na área da educação. O tema resulta de uma pesquisa cujo intuito foi trazer outros aportes para pensar a formação humana. Neste texto, fez-se um recorte para refletir os entrecruzamentos da arte e do corpo como linguagens que podem fomentar a educação e a formação humana. Defende-se que o corpo biográfico abriga a história do ser humano, em cujos gestos repercutem uma história singular e plural. Ressaltamos que este seja contemplado como uma matéria sutil e sensível, tão importante quanto às matérias pragmáticas e utilitárias. Sobretudo, ainda a ser desvelado por linguagens artísticas ou pelo menos que se utilize de outras racionalidades que não somente as hegemônicas e instituídas.
ASSUNTO(S)
corpo biográfico linguagens educação formação humana
Documentos Relacionados
- Diagramática: a arte do bem pensar para pensar o bem
- Corpo do professor: discursos sobre subjetividade para pensar a formação de enfermeiros
- Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
- Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação
- A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação