No ar...As (in) certezas da comunicação nas rádios comunitárias em catalão-goiás (1992 2011) / The air ...The (un) certainties of communication in community radio stations in Catalan-goiás (1992 - 2011)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/08/2011

RESUMO

O debate sobre mídia, de forma geral, e sobre meios de comunicação, concessões de rádios e TVs, de forma específica, está na ordem do dia em nosso país, principalmente, pelo fato de ter ocorrido recentemente à primeira Conferência Nacional de Comunicação que, por sua vez, demonstra a extrema necessidade e urgência de se discutir os mecanismos de distribuição de concessões públicas, que fazem circular ideias e valores, demonstrando a importância do debate para a democratização do acesso à informação no Brasil. Nesse sentido, as rádios comunitárias surgiram como instrumento na construção da cidadania e expressão democrática, a partir de iniciativas de alguns movimentos sociais, como sindicatos de trabalhadores, movimento estudantil e associações de bairros, expressões do mundo contemporâneo. Em Catalão, as rádios comunitárias, duas, em especial, vingaram e acabaram por conseguir junto ao Ministério das Comunicações as devidas concessões de funcionamento. Rádios Laser FM, situada no bairro Ipanema e Rádio Athenas FM, situada no bairro Castelo Branco, ambas atualmente transmitem suas programações e usufruem da lei que legaliza o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil. Estas duas Rádios Comunitárias merecem um estudo. Em Catalão/GO, este trabalho de pesquisa científica, dentro da ciência geográfica, busca-se compreender melhor esse funcionamento, a lei, suas diretrizes e suas implicações, os mecanismos que as tornam efetivamente comunitárias e o vieses pelos quais as respectivas diretorias das associações comunitárias se enveredaram no sentido de buscarem sua sobrevivência. Da mesma forma analisa-se o que se vai para o ar através das programações das duas emissoras, os programas transmitidos e suas implicações junto à comunidade. Também se constrói um diagnóstico do problema que enfrenta a comunicação comunitária em Catalão, suas dificuldades, principalmente seus problemas com a lei n 1962, que institui o serviço de radiodifusão comunitário e aponta-se saídas para a complexa.

ASSUNTO(S)

catalão comunicação rádio comunitária movimentos sociais. geografia catalão communication communitarian radio social movement

Documentos Relacionados