Nematofauna associada à cultura do quiabo na região leste de Minas Gerais
AUTOR(ES)
Oliveira, Rosângela D'Arc de Lima, Silva, Marcelo Barreto da, Aguiar, Naylor Daniel da Costa, Bérgamo, Fábio LK, Costa, Alexandre Sylvio Vieira da, Prezotti, Lusinério
FONTE
Horticultura Brasileira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-03
RESUMO
A cultura do quiabo possui importância sócio-cultural para o estado de Minas Gerais (MG) e 34,2% do volume de quiabo comercializado na Ceasa/Contagem procede dos municípios localizados entre Caratinga e Governador Valadares. Entretanto, o quiabeiro tem a sua produção influenciada pelos danos decorrentes de infecções causadas pelos nematóides das galhas (Meloidogyne spp.). As principais espécies desse nematóide que atacam o quiabeiro já foram relatadas no Brasil, e algumas destas podem causar a morte da planta. A correta identificação da(s) espécie(s) e, ou da(s) raça(s) de Meloidogyne presente(s) nas raízes do quiabeiro é importante na escolha da medida de controle mais apropriada. Para determinar a ocorrência e distribuição de Meloidogyne spp. e outros nematóides na região leste de MG, 70 amostras de solo e raízes da cultura, provenientes de 14 localidades, foram avaliadas por características morfológicas e isoenzimáticas. Dentre as populações de Meloidogyne spp. identificadas prevaleceu M. incognita (fenótipos de Esterase I1 e I2), seguida de M. javanica (fenótipos J2 e J3) e M. arenaria (fenótipo A2). A espécie M. mayaguensis foi confirmada pela ocorrência do fenótipo M2 para esterase, N3 para malato desidrogenase, N2 para superóxido dismutase e N3 para glutamato-oxaloacetato transaminase. Este é o primeiro relato da ocorrência de M. mayaguensis em MG. Outros nematóides detectados na rizosfera do quiabeiro foram Aphelenchus sp., Criconemella sp., Helicotylenchus spp., Pratylenchus brachyurus e P. coffeae, Rotylenchulus reniformis, Rotylenchus sp., Tylenchus sp. e Tylenchorhynchus sp.
ASSUNTO(S)
meloidogyne spp. abelmoschus esculentus fenótipo de esterase distribuição hospedeiros
Documentos Relacionados
- Distribuição espacial da freqüência de chuvas na região hidrográfica do Atlântico, Leste de Minas Gerais
- Interrelações entre a profundidade do solo e o substrato geológico na região centro-leste de Minas Gerais
- Estoque de carbono na biomassa de plantações de eucalipto na região centro-leste do estado de Minas Gerais
- Erosão hídrica pós-plantio em florestas de eucalipto na região centro-leste de Minas Gerais
- INCENTIVO à cultura do sorgo na região Norte de Minas Gerais: solução para a estabilidade do abastecimento de grãos e de forragem na região.