Nelson Rodrigues e uma poética do fragmento: o inconsciente em cena. / Nelson Rodrigues et une poétique du fragment: Linconscient dans la scène.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Investigação teórica acerca da arquitetura da cena em Nelson Rodrigues, com o objetivo de aproximá-la da cena da ação psíquica concebida por Sigmund Freud, tendo como principal vetor de análise a noção de poética do fragmento, que encontra seu fundamento na concepção da escrita dramática descontínua, não-totalizante. A pesquisa também se orienta por um postulado segundo o qual o inconsciente é uma poética e está estruturado sob a modalidade do fragmento. Procede-se, de início, ao levantamento do repertório de procedimentos do autor, selecionando-se duas peças do conjunto da obra dramática rodrigueana, com a finalidade de inventariar as características do modo do fragmento. Em seguida, busca-se localizar a cena da ação psíquica a partir das manifestações da vida mental, em especial o sonho e o sintoma, com o objetivo de estabelecer um paralelo com a cena teatral, enquanto modos de atualização do inconsciente. Características principais da poética do fragmento, as categorias tempo e espaço são objeto de análise especial, em que se identificam as modalidades temporais freudianas com vistas à seleção de um modo temporal para aplicação em peça rodrigueana. Por fim, tendo por base a noção de cronotopo, procedese ao inventário das características cronotópicas das peças selecionadas, em suas relações com o conjunto da obra dramatúrgica, examinando-se igualmente os processos de linguagem e de composição da personagem, para alcançar, ao final, o horizonte do fragmento como estratégia própria de Nelson Rodrigues na construção da cena dramática.

ASSUNTO(S)

scene chronotope cronotopia. cena da ação psíquica poétique du fragment cena psicanalise teatro teatro mots-clés: nelson rodrigues sigmund freud nelson rodrigues theatre sigmund freud psychanalyse poetica do fragmento scene d?action psychique

Documentos Relacionados