NEGROS PERSONAGENS NAS NARRATIVAS LITERÃRIAS INFANTO-JUVENIS BRASILEIRAS: 1979-1989

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O presente trabalho visa o estudo dos personagens negros na literatura infanto-juvenil brasileira, com o fim de atingir os seguintes objetivos: a) interpretar as produÃÃes literÃrias publicadas entre 1979 e 1989 dos autores consagrados pela crÃtica literÃria e daqueles que, embora nÃo tendo sido aludidos por essa crÃtica, destacaram-se no mercado livresco, haja vista as reediÃÃes de suas obras desde os anos 80; b) apresentar categorias analÃticas que evidenciem a caracterizaÃÃo dos personagens negros nas obras literÃrias; c) constatar se houve inovaÃÃo quanto à caracterizaÃÃo dos personagens negros, de modo a romper com a estereotipia anteriormente atribuÃda a eles. Os pressupostos teÃrico-metodolÃgicos consistiram na pesquisa bibliogrÃfica e na interpretaÃÃo da narrativa, à luz da crÃtica e da teoria literÃria, assim como dos subsÃdios teÃricos emergentes das CiÃncias Humanas e Sociais. No que tange à teoria literÃria, sÃo abordados os elementos constitutivos da narrativa, entre eles: enredo, espaÃo, narrador e personagem. Do campo da crÃtica literÃria, realiza-se pesquisa sobre os personagens negros no perÃodo lobatiano e pÃs-lobatiano, de modo a apresentar as principais caracterizaÃÃes a estes atribuÃdas na tessitura dos textos. Para melhor refletir acerca da questÃo Ãtnico-racial na obra literÃria, foram trazidas à tona as colocaÃÃes pertinentes a essa Ãrea no Ãmbito das CiÃncias Humanas e Sociais. Daà as digressÃes quanto ao racismo à brasileira e ao mito da democracia racial que impera no imaginÃrio social, corroborando para a dissimulaÃÃo e disseminaÃÃo da discriminaÃÃo, do preconceito e da ideologia do branqueamento no Brasil. Os dados levantados, atravÃs das pesquisas bibliogrÃficas acerca da literatura infanto-juvenil e do livro didÃtico, foram imprescindÃveis para observar em que consiste a caracterizaÃÃo dos personagens negros quando da eclosÃo da literatura infanto-juvenil no paÃs. Afinal, alguns pesquisadores afirmaram que houve a inovaÃÃo destes seres fictÃcios, enquanto outros constataram a estereotipia, inclusive nas ilustraÃÃes. Na anÃlise das produÃÃes literÃrias publicadas entre 1979 e 1989, visou-se a inovaÃÃo no momento em que se atribuiu o papel principal aos personagens negros, com o propÃsito de denunciar a pobreza, o preconceito racial, e em enaltecer os seus traÃos fÃsicos (em duas narrativas principalmente). Mas, por outro lado, a maioria das produÃÃes acabou corroborando para reforÃar exatamente o que se tentou denunciar: o preconceito racial, uma vez que alguns protagonistas negros sÃo: 1) em grande maioria, associados à pobreza, quando nÃo à miserabilidade humana; 2)desamparados, sem famÃlia, haja vista a carÃncia do pai e/ou da mÃe; 3)tecidos de maneira inferiorizada e sujeitos à violÃncia verbal e/ou fÃsica; 4)enaltecidos pelos atributos fÃsicos e/ou intelectuais, com vista à democracia racial. Dentre as narrativas analisadas, excetua-se uma que, mesmo apresentando alguns problemas, dà um salto de qualidade ao exprimir o universo imerso em fantasia e ludicidade da protagonista. Trata-se da narrativa A cor da ternura. Nesta obra, Geni, âforÃa flutuanteâ, ascende profissionalmente, sendo âtutoraâ de si mesma, e rompe com os estereÃtipos depreciativos atribuÃdos aos personagens negros.

ASSUNTO(S)

childish-youthful literature brasilian, black character, narrative ensino-aprendizagem literatura infanto-juvenil brasileira, narrativa, personagem negro

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