Navigation in digital games / NavegaÃÃo em jogos digitais

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nos Ãltimos anos, o faturamento da indÃstria de jogos digitais tem sido superior ao da indÃstria cinematogrÃfica americana. No Brasil, empresas especializadas na criaÃÃo de tais produtos tÃm crescido significativamente. Assim, à necessÃrio investimento em pesquisas que auxiliem o processo de design de jogos brasileiros para que eles sejam competitivos com os do mercado internacional. Os ambientes dos jogos eletrÃnicos estÃo repletos de sinais de navegabilidade que influenciam o processo de deslocamento dos usuÃrios, por isso, falhas que comprometam o avanÃo do jogador impedirÃo que ele conclua o jogo, frustrando-o. Norman (2005) afirma que a disposiÃÃo dos elementos em um espaÃo sugere uma aÃÃo a ser tomada pelo indivÃduo. AlÃm disso, o estudo da navegaÃÃo em ambientes reais tem contribuÃdo para o aperfeiÃoamento do design de sistemas de navegaÃÃo em ambientes virtuais, como websites, por exemplo. Partindo desses argumentos, o objetivo dessa pesquisa à comparar a navegaÃÃo em ambientes reais e em jogos digitais atravÃs das informaÃÃes visuais navegacionais, disponÃveis em tais ambientes, e das ferramentas utilizadas no processo de navegaÃÃo. Essa à uma pesquisa descritiva e exploratÃria, com anÃlise qualitativa dos dados. Para sua realizaÃÃo, analisamos dezessete jogos no intuito de identificarmos os componentes navegacionais utilizados nos mesmos. AtravÃs dos resultados dessa anÃlise, somados à revisÃo da literatura, identificamos quinze parÃmetros para comparaÃÃo da navegaÃÃo em ambientes fÃsicos e em jogos digitais. A discussÃo dessa comparaÃÃo proporcionou a sugestÃo de cinco critÃrios passÃveis de serem utilizados no balanceamento do sistema de navegaÃÃo em jogos digitais. ConcluÃmos que existem mais diferenÃas do que comunalidades nos aspectos referentes à navegaÃÃo em ambientes reais e em games. No entanto, os resultados apontam que a comparaÃÃo dos dois ambientes à bastante proveitosa para compreensÃo e adequaÃÃo dos sistemas de navegaÃÃo em jogos digitais. Observar o mundo fÃsico à uma perspectiva bastante enriquecedora jà que a arquitetura convencional tem evoluÃdo ao longo dos anos e pode contribuir para que o usuÃrio crie identificaÃÃo com o cenÃrio do jogo. Por fim, ressaltamos que os jogos digitais sÃo ambientes virtuais que inspiram criatividade. Muitos elementos utilizados nesses ambientes nÃo podem ser experimentados no ambiente real. Desse modo, cabe ao designer apreender os conceitos e ferramentas para criaÃÃo de cenÃrios consistentes e navegÃveis, que sejam, ao mesmo tempo, inusitados, surpreendentes e provocativos

ASSUNTO(S)

navegaÃÃo desenho real environments ambientes reais digital games jogos digitais navigation

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